Michaela Iacoe
Sentimentos, Poesias,  Cronicas
CapaCapa
TextosTextos
ÁudiosÁudios
E-booksE-books
FotosFotos
PerfilPerfil
Livros à VendaLivros à Venda
Livro de VisitasLivro de Visitas
ContatoContato
Textos

Errar
Errar é humano. Nós erramos o tempo todo. Nós erramos constantemente. E esse é um exercício para eu aprender que de cada erro, deriva uma possibilidade de acerto. Façam o aprendizado, façam esse aprendizado, cada erro é uma indicação estratégica de que você não é perfeito. Cada erro fere o meu orgulho, fere a minha vaidade, fere aquilo que me torna soberba. Cada erro mostra: se se acha muito, perceba que aquilo que você faz diariamente, desde que nasceu, desde que você tinha 11 até 14 meses que ao andar, você tropeça. Hoje eu tenho 48 anos e tropeço. E eu treino isso diariamente há 47 anos. É uma lembrança permanente: você é humana, você nunca atingirá a perfeição, não se vanglorie.
Eu tenho que dizer basta a tudo o que é estruturalmente e realmente não rir e nem compactuar com as coisas ruins. A perfectibilidade do caráter. O caráter pode ser transformado e melhorar ano a ano, se eu quiser, se melhorar o caráter for o meu projeto de vida, como é o meu, apesar da dificuldade. Eu luto para ser uma pessoa melhor. Sou derrotada muitas vezes. Eu preciso melhorar o meu caráter sempre e constantemente. Preciso ser uma mulher, uma mãe, uma profissional, melhor a cada dia, perfectibilidade do caráter. Esta luta vai terminar no dia da minha morte. Preciso lutar para isso. Sempre, este é um desafio.
Por que as pessoas buscam tanto a infelicidade? E quando a encontram, ficam admiradas, como se fosse uma coisa surpreendente! Por que as pessoas mantêm uma família difícil? Por que fazem programas ruins e estressantes? Por que ano após ano repetem o mesmo erro e depois quando vem a infelicidade, na forma de insônia, de ansiedade, depressão, angústia, elas ficam surpresas: O que houve com a minha vida? Houve o que você fez. Houve o fruto da sua ação. Houve sua mão neste cinzel. Trabalhe, uns tem que trabalhar mais, uns precisam de um esforço maior. Ouçam, ouçam muito, reflitam e ajam. Ouvir mais do que falar. Refletir antes de agir. O silêncio é fundamental. Isso é fundamental para que eu possa agir num mundo que fala muito e que embola a ação estratégica. Ninguém mais escuta ninguém.
Lembrem, as escolhas são livres, as consequências são obrigatórias. Eu como o que eu quiser, a consequência é obrigatória. Eu bebo, fumo, faço o que eu quiser, a consequência é obrigatória. Eu acordo a hora que eu quiser, a consequência é obrigatória. Então é preciso lembrar sempre que você é livre, mas você não pode produzir a consequência diretamente dentro da sua liberdade.
Erro é um recado enviado para dizer que você pode mudar a estratégia, tem que aprender, tem que ter cuidado. Erro é fundamental. Errou? Não conseguiu?  Não atingiu meta? Falhou? Ótimo! Se você aprender você será melhor, senão, será só um chorão. Aprenda. Aprenda com o erro. Erro te retira da zona de conforto, daquilo que me deixa satisfeita e feliz. O que é zona de conforto? Zona de conforto é aquilo que estraga o meu desafio, e lembrem-se: o erro faz parte da espécie humana, não há ser humano que não erre, quem não erra não é humano.  O humano é errado.
Só temos dois tipos de erro: os fatais e os não fatais. Os fatais não precisam ser analisados. Os não fatais precisam.  Mudar é difícil, não mudar é fácil.
Michaela Iacoe
Enviado por Michaela Iacoe em 21/10/2018
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras