Michaela Iacoe
Sentimentos, Poesias,  Cronicas
CapaCapa
TextosTextos
ÁudiosÁudios
E-booksE-books
FotosFotos
PerfilPerfil
Livros à VendaLivros à Venda
Livro de VisitasLivro de Visitas
ContatoContato
Textos

10 dicas para melhorar o seu vocabulário
Como melhorar o vocabulário? A Língua Portuguesa é um idioma extremamente rico e variado. No entanto, a maioria das pessoas utiliza apenas uma pequena porção das palavras disponíveis. Existem diversos fatores que podem explicar a razão pela qual isto acontece, mas podemos destacar a falta de hábitos de leitura, conversar diariamente sempre com as mesmas pessoas e a preguiça mental.
Aumentar o vocabulário não é uma tarefa difícil: precisa apenas de um pouco de paciência e motivação. Um dos grandes (e óbvios) segredos é ler muito. E não precisa de ler grandes obras literárias de autores de renome (embora isso seja preferível). Se ler diariamente um jornal, uma revista ou até a bula de um medicamento, irá com certeza aprender novas palavras.
Outro dos grandes segredos para melhorar o seu vocabulário é aprender latim ou grego. Isso mesmo, leu bem. Muitas das palavras que utilizamos no nosso dia-a-dia têm origem nestes 2 idiomas. Aprendê-los é garantia de descobrir mais palavras da Língua Portuguesa e, já agora, compreender a sua origem. Descubra 10 fantásticas dicas para aumentar o seu vocabulário!
1. Leia muito
Quanto mais você ler, mais palavras aprenderá. Uma das grandes vantagens de ler é que você pode aprender as palavras no seu contexto natural. Ou seja, seu cérebro vai entender realmente como usar essa palavra e você dificilmente irá esquecê-la. Não é preciso ler apenas livros. Leia tudo: textos na internet, revistas, notícias e até bulas de medicamentos.

2. Tenha sempre um dicionário por perto
A internet facilitou a nossa vida e disponibiliza vários dicionários de forma gratuita, mas ter um dicionário físico ao seu lado é indispensável. Afinal, você pode esquecer-se de abrir o dicionário na internet, mas ter um ao seu lado vai transformar essa atitude num hábito e o seu cérebro vai memorizar as palavras com maior facilidade e fluidez. Quando você se deparar com uma palavra que não conhece, o simples gesto de folhear o dicionário até encontrar o significado da palavra vai te fazê-lo memorizá-la com maior facilidade.

3. Escreva um diário
Anotar diariamente as novas palavras que você aprendeu é importante para fixá-las na sua mente. Desta forma, você também pode consultá-las sempre que quiser e também irá sentir -se incentivado para aprender cada vez mais.

4. Escreva mais
No computador ou no papel, o importante é treinar a construção de frases e utilizar as novas palavras que você aprendeu na última semana ou no próprio dia. Isso vai ajudá-lo a construir conversas mais ricas. E não só: tire partido do corretor automático que existe no programa Word e até nas caixas de comentários do Facebook. Sempre que a palavra aparece sublinhada a vermelho, significa que ela está errada. Além disso, o corretor automático sugere-lhe sempre as possíveis correções.

5. Tente aprender uma palavra nova todos os dias
Crie o seu método e siga-o diariamente. Ao ler uma notícia, um capítulo de um romance ou uma crónica na internet, procure palavras desconhecidas e anote seus significados no seu diário.

6. Aprenda Latim ou Grego
Você sabia que uma das ferramentas mais poderosas para melhorar o vocabulário é estudar uma língua antiga? Quando você estuda latim ou grego, por exemplo, depara-se com a etimologia de várias palavras que usamos no nosso quotidiano e também entende a composição delas através da origem dos prefixos e sufixos, por exemplo, frutos dessas línguas. A palavra em latim “mater” deu origem, por exemplo, às palavras mãe, madrinha, comadre e madrasta. Quando você estudar – e pode fazer isso através de aplicativos gratuitos, também vai aprender a origem de várias palavras em inglês e espanhol, por exemplo.

7. Jogue
Alguns jogos de palavras podem desafiá-lo e ampliar o seu vocabulário de uma forma divertida e lúdica e, consequentemente, mais eficaz. O Letrix, por exemplo, é um ótimo jogo (disponível para Android e iOS) que combina Tetris e Palavras Cruzadas numa dinâmica bastante interessante.

8. Converse
O simples e rotineiro hábito de conversar pode ajudá-lo a descobrir palavras novas. Mas não se esqueça: quando aprender alguma palavra diferente, convém anotá-la depois para treinar o seu cérebro.

9. Utilize sinônimos
Para evitar a repetição constante das mesmas palavras, procure sinônimos para as palavras que já utiliza habitualmente. Em vez de dizer educado, diga: cortês, polido; gentil, distinto ou amável. Em vez de dizer chato, diga: desagradável; inconveniente, impertinente, aborrecido ou enfadonho.

10. Evite palavras vagas e generalistas
Existem várias palavras no nosso idioma que são usadas de forma vaga e generalista, apresentando diversos sentidos. O uso dessas palavras, embora fácil e acessível, empobrece a língua ao nomear, indiscriminadamente, um só termo para diversos objetos e seres ao invés de um termo próprio para cada um desses itens. Alguns exemplos: coisa, negócio, porcaria, cena ou tipo.
Michaela Iacoe
Enviado por Michaela Iacoe em 11/02/2019
Alterado em 21/02/2019
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras