Michaela Iacoe
Sentimentos, Poesias, Cronicas
Textos
Humildade
Ser humilde nem sempre é fácil, o que dirá imerso no mundo do trabalho, onde se é estimulado à exposição, ao diálogo, a demonstrar resultados contundentes. Assim como a exibir um brilho perceptível nos olhos, clara evidência deautonomia. Tais competências, às vezes comunica o contrário, produzindo inferências, nem sempre corretas, sobre o perfil de um colega de trabalho que as reúna.

Filósofos já se debruçaram sobre o tema da humildade. Inclusive o professor Cortella, que certa vez escreveu acerca da humildade intelectual: “...é a capacidade de saber que nós estamos no mesmo nível como fonte de conhecimento para outra pessoa. Eu sei que ensino e sei que sou ensinado”. E Cortella ainda sobre o tema afirma: “Humildade intelectual é entender que ninguém sabe tudo o tempo todo de todos os modos”.

Infelizmente, no dia a dia do trabalho, a falta de maturidade e a pouca experiência, conduzem a discussões que poderiam ser evitadas. Porque na ânsia de participar, um ou outro termina por ultrapassar os limites e o que deveria ser um diálogo se transforma num monólogo.

Há ainda um agravante: a inferência. Ela ocorre quando se faz a “leitura” de uma situação, sem antes reunir informações reais, isto é, todosos fatos. A inferência tanto pode ocorrer antes quanto depois de uma discussão. Mas, inevitavelmente, ela sempre cria ruídos que dificultam o relacionamento interpessoal futuro.

Ainda que se tenha um histórico considerável de feitos na carreira, ainda que o seu currículo colecione títulos, ainda que você tenha viajado pelo mundo... permita-se ouvir os outros, não de forma subserviente, mas ativa e respeitosa.
Michaela Iacoe
Enviado por Michaela Iacoe em 17/04/2017
Alterado em 20/12/2017
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras