Michaela Iacoe
Sentimentos, Poesias, Cronicas
Textos
Inteligência Emocional
Há três grandes temas que todo profissional deve seguir desenvolvendo. São eles: os conhecimentos intelectual, empírico e emocional; o primeiro, adquire-se formalmente na escola, e com um sem número de leituras fora dela; o segundo, construímos através da vivência no dia a dia; o terceiro, diz respeito ao comportamento, à atitude, à nossa inteligência emocional; uma capacidade que nos “cala” a alma e dirigi a forma como tratamos as pessoas que nos cercam; como as influenciamos; como as deixamos nos influenciar; como respondemos a estímulos ou procedemos na falta deles.

Um exemplo simples: imagine que um gerente interino surge do nada e lhe peça algo, pois você está estagiando em uma biblioteca de uma escola de educação profissional. Mas, você nunca o viu e tampouco sabe que ele está como gerente naquele momento e, portanto, poderá assumir duas posturas: a primeira, passar confiança – ao dizer que mesmo que não consiga resolver encontrará alguém que o possa; a segunda, já recebe o pedido dizendo que está ali no cargo “estagiando” e que somente o fulano... Enfim, não é capaz de passar a ideia de que se importa com a necessidade de quem está falando com você...

Pessoas incapazes de demonstrar gentileza raramente conseguem ver que estão deixando de gerenciar de forma inteligente suas emoções. Afinal, comprometer-se com as necessidades de um cliente (entenda-se cliente aqui de forma mais ampla: líder, colega de trabalho, aluno etc.) é a principal tarefa de qualquer profissional... Não importa quem seja, quem o procure, seu cargo, seu status. Aliás, há um ditado tibetano que diz: “viver é servir”.

Michaela Iacoe
Enviado por Michaela Iacoe em 18/04/2017
Alterado em 20/12/2017
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras