Michaela Iacoe
Sentimentos, Poesias, Cronicas
Textos
Onde está a felicidade?
Algumas pessoas passam toda a vida procurando a felicidade em objetivos quase impossíveis, sem parar para apreciar as pequenas alegrias que a vida nos dá. Acho que isso acontece com todos, pelo menos em uma época da vida, até aprendermos que não é bem assim.
Quando alguém me pergunta “Por que não sou feliz?”, a minha primeira resposta são outras quatro perguntas:
• O que você acha que é preciso para ser feliz?
• Que coisas gostaria de ter para encontrar a felicidade?
• Que pessoas precisa ter ao seu lado para sentir-se feliz?
• Que circunstâncias precisam mudar para que sejas feliz?
Há pessoas que nunca se sentem realizadas. Muitas coisas as irritam ou entediam. Elas passam por este maravilhoso mundo correndo desesperadas, como um menino que persegue o arco-íris. Esse menino pode se esforçar o quanto for, mas o arco-íris sempre estará distante. Para essas pessoas, a felicidade sempre estará além de onde elas estão.
Certa vez, um jovem me disse: "Eu me casarei quando encontrar a pessoa que trará satisfação à minha vida". É com esta filosofia que muitos levam suas vidas, pensando que serão felizes quando encontrarem a pessoa certa. Outros, que acreditavam ter encontrado a pessoa certa, mas se decepcionaram, pensam: "Quando me separar, então serei feliz".
Alguns pensam: "Quando tiver filhos serei feliz", e outros: "Quando meus filhos forem independentes, então começará minha felicidade".
A vida não funciona assim. Você pode ter riquezas e ser infeliz; pode estar rodeado de pessoas amorosas e viver as circunstâncias ideais, e ainda perceber que isso não leva embora todos os males.
Isso acontece porque a felicidade não vem ao encontrar a pessoa certa, e sim ao aprendera SER a pessoa certa. A felicidade não está em encontrar quem lhe faz feliz, e sim em aprender a trazer felicidade àqueles ao seu redor.
A felicidade só é encontrada por aqueles que aprendem a viver com sabedoria, estabelecem relações saudáveis, colocam limites, aceitam o bom e rejeitam o questionável. É feliz quem se aproxima dos outros sem suspeitas, mas com prudência; quem se afasta daqueles que causam danos, sem maltratá-los, mas com inteligência.
Michaela Iacoe
Enviado por Michaela Iacoe em 22/03/2018
Alterado em 07/02/2019
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras