Michaela Iacoe
Sentimentos, Poesias, Cronicas
Textos
Os 15 erros mais comuns da Língua Portuguesa
A Língua Portuguesa é riquíssima no seu vocabulário, nos seus sons e nos seus sotaques. É considerada como sendo um dos mais belos idiomas do mundo para ser usado em poesia ou em música por causa do seu carácter doce e melodioso.

No entanto, a Língua Portuguesa é também desrespeitada e mal usada por muitas pessoas. Mas temos que admitir: por vezes é mesmo complicado perceber se realmente estamos a falar ou a escrever bem o nosso idioma.

A Língua Portuguesa é um dos mais belos idiomas do mundo. E, ao mesmo tempo, é também um dos que possui mais “ratoeiras” que podem apanhar desprevenidos até os mais experientes ou os mais estudados.

Um idioma com tantos pequenos pormenores tem, obrigatoriamente, que causar algumas confusões, mesmo àquelas pessoas que acham que dominam por completo a Língua Portuguesa.

Diz-se “ovelha ranhosa” ou “ovelha ronhosa”? Diz-se “mal e porcamente” ou “mal e parcamente”? Diz-se “salganhada” ou “salgalhada”? Se acha que sabe as respostas a todas estas dúvidas, então é melhor ler o artigo porque é certeza que vai falhar algumas.

Todos os dias, quando falamos com os nossos amigos ou familiares, quando vemos as notícias na televisão ou quando lemos os jornais, cometemos erros (ou assistimos a alguém a cometê-los) que, de tão frequentes, se assumiu serem as formas correctas de os dizer ou escrever.

O livro Dicionário de Erros Frequentes da Língua, escrito por Manuel Monteiro, pretende corrigir os erros mais usuais de quem fala português. Descubra os 15 erros mais frequentes da língua portuguesa.
 

1. 

Alta recreação (certo)

Autorrecreação (errado)


2. 

Cartapácio (certo)

Catrapázio (errado)


3. 

Mal e parcamente (certo)

Mal e porcamente (errado)


4. Ovelha ronhosa (certo)

Ovelha ranhosa (errado)


5. Olhos azul-escuros (certo)

Olhos azuis escuros (errado)


6. Atenazar (certo)

Atazanar (errado)


7. Quando muito (certo)

Quanto muito (errado)


8. Reouvéssemos (certo)

Reavêssemos (errado)


9. Ribaldaria (certo)

Rebaldaria (errado)

10.

Aselha (certo)

Azelha (errado)


11. Rinque de patinagem (certo)

Ringue de patinagem (errado)


12.

Há uma semana (certo)

Há uma semana atrás (errado)


13. Escravismo (certo)

Esclavagismo (errado)


14. Bandidismo (certo)

Banditismo (errado)

15. Passada uma semana (certo)

Passado uma semana (errado)

 
Michaela Iacoe
Enviado por Michaela Iacoe em 24/01/2019
Alterado em 07/02/2019
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras